SÃO PAULO, 15 AGO (ANSA) – Para 47% dos brasileiros, o presidente da República, Jair Bolsonaro, não tem nenhuma culpa nas mortes causadas pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2), mostrou uma pesquisa divulgada pelo Instituto Datafolha neste sábado (15).

Os que consideram que o mandatário é o principal culpado somam 11% e os que consideram que ele é um dos que devem ser culpados, mas não o principal é de 41%. A pesquisa foi realizada entre os das 11 e 12 de agosto, pouco após o Brasil ultrapassar a marca de 100 mil mortes pela Covid-19 e ouviu 2.065 pessoas por telefone.

O maior percentual entre os que isentam Bolsonaro de culpa está entre aqueles que consideram seu governo ótimo ou bom (80%) e entre aqueles que informaram que votaram no mandatário no segundo turno das eleições de 2018 (60%).

Ainda conforme o Datafolha, entre quem ganha mais de 10 salários mínimos, 61% culpam o presidente – total ou parcialmente – pelas mortes na pandemia. Entre os que ganham até dois salários mínimos, no entanto, 49% acham que ele não tem nenhum tipo de responsabilidade. (ANSA).