Esportes

Papua-Nova Guiné goleia e avança nas Eliminatórias da Oceania em 1º do grupo

Papua-Nova Guiné entrou na terceira e última rodada das Eliminatórias da Oceania para a Copa do Mundo de 2018, na Rússia, ainda sem vencer, mas aproveitou a força de sua torcida e a fragilidade do adversário para golear e avançar à próxima fase como primeira colocada do Grupo A. Neste domingo, não teve piedade de Samoa e disparou um 8 a 0 para se classificar.

O resultado embolou de vez a chave. Papua-Nova Guiné, Nova Caledônia e Taiti terminaram a campanha com os mesmos cinco pontos, enquanto Samoa acabou na lanterna, com zero. Mas os papuásios levaram a melhor no saldo de gols, seguidos dos neocaledônios e dos taitianos, todos classificados à terceira fase das Eliminatórias.

Em Port Moresby, a torcida fez sua parte e empurrou a Papua-Nova Guiné à vitória tranquila. Raymond Gunemba, três vezes, Michael Foster e Nigel Dabinyaba, duas vezes cada, e Koriak Upaiga marcaram os gols da goleada.

No fim, os donos da casa ainda deram sorte e terminaram na ponta graças ao resultado da outra partida da chave, uma vez que Taiti e Nova Caledônia empataram em 1 a 1 neste domingo.

Na primeira fase das Eliminatórias, entre agosto e setembro do ano passado, quatro equipes jogaram um quadrangular para que uma – Samoa – avançasse. Na segunda fase, eram oito times divididos em dois grupos. Todos os 12 jogos aconteceram até este domingo, em Port Moresby, na Papua-Nova Guiné. A terceira fase terá dois triangulares, com jogos de ida e volta, e será disputada em 2017.

Esta fase das Eliminatórias também vale como disputa da Copa das Nações da Oceania. E neste torneio, Papua-Nova Guiné e Nova Caledônia garantiram vaga nas semifinais, já que ficaram nas duas primeiras posições do Grupo B. Esta competição definirá o representante do continente na Copa das Confederações do ano que vem.