VATICANO, 20 AGO (ANSA) – O cardeal Béchara Pierre Rai, patriarca católico maronita de Antioquia, anunciou nesta quarta-feira (20) que o papa Leão XIV visitará o Líbano “até dezembro”.
A declaração foi dada durante entrevista à TV al-Arabiya, na qual garantiu que o Vaticano deve anunciar a data exata em breve. Até agora, porém, a Santa Sé, não confirmou a viagem.
Relatos apontam que a visita ao Líbano poderá fazer parte da viagem do Pontífice à Turquia no final de novembro para as celebrações do 1700º aniversário do Concílio de Niceia, que também não foi confirmada oficialmente.
Em maio passado, Leão XIV chegou a ser questionado sobre o plano interrompido de Jorge Bergoglio de ir para Niceia, na Turquia, no que seria a primeira viagem internacional de seu pontificado, e respondeu que estava a “preparando”.
A expectativa é de que o norte-americano retome este plano interrompido com a morte de papa Francisco e visite Niceia para celebrar os 1,7 mil anos do primeiro grande Concílio Ecumênico.
A visita, prevista para 26 de maio, era fortemente desejada por Bergoglio, que a preparava junto a Bartolomeu, seu amigo e patriarca dos ortodoxos, para fortalecer o ecumenismo entre os cristãos. (ANSA).