Papa visita tripulação de navio-escola da paz na Itália

CIDADE DO VATICANO, 17 OUT (ANSA) – O papa Leão XIV visitou nesta sexta-feira (17) em Ostia, na Itália, os jovens tripulantes de um navio-escola da paz que concluirá neste mês em Marselha, na França, um tour que passou por diversas regiões do mundo.   

Os participantes da missão possuem diferentes nacionalidades, inclusive de áreas afetadas por conflitos no Oriente Médio. A cada parada, a tripulação, composta por 25 jovens, se reveza, totalizando mais de 200 pessoas.   

No decorrer da jornada, os jovens dedicam de uma a duas horas por dia para refletir juntos sobre um tema, desde ecologia e igualdade de oportunidades até diálogos inter-religiosos.   

O veleiro Bel Espoir está atravessando o mundo desde março e seu tour acabará em 25 de outubro, em Marselha.   

“Trabalhar pela paz exige certa maturidade e altruísmo para compreender as necessidades dos outros e, então, colaborar para encontrar uma solução que permita o bem-estar de todos”, disse o líder da Igreja Católica em uma cerimônia no navio.   

“Jesus nos ensina que o perdão é essencial para alcançar a paz: de fato, somente quando abandonamos preconceitos, ressentimentos ou amarguras e recebemos o perdão pelos nossos erros, podemos primeiro receber o dom da paz e depois compartilhá-lo com os outros”, acrescentou.   

O pontífice americano também esteve acompanhado pelo arcebispo de Marselha, cardeal Jean-Marc Aveline, um dos promotores do projeto do navio-escola da paz. (ANSA).