04/04/2018 - 15:35
CIDADE DO VATICANO, 04 ABR (ANSA) – Uma freira argentina confessou que o papa Francisco lhe aconselhara a recomendar o uso de preservativo e diafragma como métodos contraceptivos.
A revelação foi feita pela irmã Martha Pelloni, docente e integrante da ordem das Carmelitas Missionárias Teresianas, durante entrevista a uma rádio de seu país.
“Falando desse tema, o papa Francisco me disse três palavras: preservativo, transitório e reversível. Um diafragma e, em último caso, que é o que aconselhamos às mulheres do campo, ligadura das trompas [laqueadura]”, declarou a freira.
No entanto, ela não especificou a data nem o contexto em que ocorrera o diálogo. “Se há educação sexual e responsabilidade do Estado para atender mulheres em situação de pobreza, não precisaremos descriminalizar o aborto, porque não seria necessário abortar”, acrescentou.
A entrevista foi dada no âmbito dos debates sobre a possível descriminalização do aborto na Argentina, tema que está em discussão no Congresso. A Igreja Católica é tradicionalmente contrária ao uso de preservativos, já que, em sua visão, a relação sexual deve ter a reprodução como único fim. (ANSA)