Papa reza pela paz na Via-Sacra da Sexta-feira Santa no Coliseu de Roma

Papa reza pela paz na Via-Sacra da Sexta-feira Santa no Coliseu de Roma

O papa Francisco rezou nesta sexta-feira em Roma pela paz no mundo durante a Via-Sacra noturna ao redor do Coliseu Romano, marcada este ano pela guerra entre a UcrĆ¢nia e a RĆŗssia.

“Senhor (…) desarma a mĆ£o armada do irmĆ£o que se levanta contra outro irmĆ£o, para que onde hĆ” Ć³dio floresƧa a harmonia”, pediu o papa no final da cerimĆ“nia.

O pontĆ­fice argentino chegou por volta das 21h00 locais (16h em BrasĆ­lia) ao famoso monumento romano, onde milhares de pessoas, turistas e religiosos, a maioria deles com tochas, o esperavam.

Depois de suspensa por dois anos devido Ć  pandemia de coronavĆ­rus, o papa argentino voltou a presidir a cerimĆ“nia, que costuma ser transmitida ao vivo pela televisĆ£o para muitos paĆ­ses.

Francisco, 85 anos, vestido de branco, assistiu ao tradicional rito do terraƧo palatino, sob um toldo instalado em frente ao imponente anfiteatro romano e nĆ£o passou pelas 14 estaƧƵes que marcam o CalvĆ”rio de Cristo em sua crucificaĆ§Ć£o.

A redaĆ§Ć£o das meditaƧƵes foi confiada a vĆ”rias famĆ­lias, porque a Igreja CatĆ³lica celebra o Ano da FamĆ­lia. Falaram sobre doenƧas, idosos, solidĆ£o, inseguranƧa no trabalho, pais que adotam crianƧas.

O papa escutou atentamente as meditaƧƵes que tambĆ©m falavam dos males que afligem o mundo hoje. A meditaĆ§Ć£o preparada por duas mulheres da UcrĆ¢nia e da RĆŗssia, convidadas a carregar a cruz na penĆŗltima estaĆ§Ć£o, causou polĆŖmica na comunidade ucraniana e foi substituĆ­da por um longo silĆŖncio.

“Diante da morte, o silĆŖncio Ć© mais eloquente que as palavras. Rezemos em silĆŖncio e cada um reze em seu coraĆ§Ć£o pela paz no mundo”, pediu.

“Estar aqui hoje foi importante… A mensagem Ć© excepcional”, disse Ć  AFP a italiana Stefania Cutola, de 50 anos.

Em lĆ”grimas, a jovem ucraniana Anastasia Goncharova, 18, rejeitou a ideia de que as duas mulheres, uma da UcrĆ¢nia e outra da RĆŗssia, caminhassem juntas pela Via-Sacra como um gesto de reconciliaĆ§Ć£o.

“Nossas naƧƵes nĆ£o sĆ£o mais irmĆ£s. Eles matam, estupram, roubam. Ɖ nojento. A guerra deve acabar”, disse ela, emocionada.

Poucas horas antes, o pontĆ­fice havia reconhecido em uma entrevista na televisĆ£o pĆŗblica italiana “que o mundo estĆ” em guerra” e lamentou que “o cainismo, ou seja, matar o irmĆ£o” tenha sido escolhido como modelo, explicou.

Na vĆ©spera, Quinta-feira Santa, Francisco reiterou sua mensagem de solidariedade e misericĆ³rdia com aqueles que sofrem e foi a uma prisĆ£o a 80 quilĆ“metros de Roma para lavar os pĆ©s de doze detentos, em uma cerimĆ“nia que comemora a Ćŗltima ceia de Jesus com os doze apĆ³stolos .

No domingo, as celebraƧƵes da Semana Santa culminarĆ£o com a missa da RessurreiĆ§Ć£o e a mensagem “Urbi et orbi” Ć  cidade e ao mundo.