Papa reconhece virtudes heroicas de italiano radicado no Brasil

VATICANO, 24 OUT (ANSA) – O papa Leão XIV autorizou o Dicastério para as Causas dos Santos do Vaticano a promulgar o decreto que reconhece as virtudes heroicas do padre italiano Angelo Angioni, que atuou no Brasil durante quase 60 anos.   

Esse procedimento comprova os requisitos de vida necessários para o início formal dos processos de beatificação e canonização na Santa Sé. Hoje considerado “servo de Deus”, Angioni passa a ser “venerável” na Igreja Católica.   

Nascido na cidade italiana de Bortigali em 14 de janeiro de 1915, o padre emigrou para o Brasil em 1951, por decisão do Vaticano, que estava preocupado com a escassez de sacerdotes na Diocese de São José do Rio Preto, interior de São Paulo.   

Alocado no município de José Bonifácio, Angioni promoveu campanhas para a construção de igrejas, escolas e outras obras sociais e contribuiu para o próprio desenvolvimento da cidade.   

Além disso, fundou o Instituto Missionário Coração Imaculado de Maria, com o objetivo de levar formação profissional aos necessitados.   

O padre faleceu em 15 de setembro de 2008, aos 93 anos, em José Bonifácio, e seus restos mortais se encontram agora na Igreja Paroquial São João Batista, na mesma cidade. (ANSA).