TEL AVIV, 2 SET (ANSA) – O papa Leão XIV receberá na próxima quinta-feira (4), em audiência privada no Vaticano, o presidente de Israel, Isaac Herzog, para discutir a guerra na Faixa de Gaza.
A informação foi divulgada nesta terça (2) pelo gabinete do líder israelense, cuja agenda prevê também um encontro com o secretário de Estado da Santa Sé, cardeal Pietro Parolin, e uma visita pela Biblioteca do Vaticano.
De acordo com a nota, a viagem de um dia de Herzog será feita a convite do Pontífice e se concentrará nos esforços para resgatar os reféns israelenses mantidos presos pelo Hamas no enclave palestino.
Além disso, a luta contra o antissemitismo em todo o mundo, a proteção das comunidades cristãs no Oriente Médio e outros assuntos políticos também estarão entre os temas discutidos.
Recentemente, Robert Prevost voltou a fazer um “forte apelo” pelo fim do conflito de quase dois anos entre Israel e o Hamas, pedindo um cessar-fogo permanente, a libertação dos reféns mantidos em Gaza e o fornecimento de ajuda humanitária.
Em maio, Herzog chegou a agradecer Leão XIV por ter pedido o retorno imediato de todos os reféns e enfatizou que torce para o que o novo pontífice inaugure “uma nova era de cooperação inter-religiosa e fortaleça ainda mais a amizade entre judeus, cristãos e muçulmanos na Terra Santa”. (ANSA).