Papa receberá movimento católico pró-LGBT em outubro

VATICANO, 14 AGO (ANSA) – O papa Leão XIV receberá no próximo mês de outubro os representantes de uma associação que defende pautas progressistas na Igreja Católica, como o acolhimento da comunidade LGBTQIA+, a ordenação sacerdotal de mulheres e o fim do celibato.   

O movimento “Noi Siamo Chiesa” (“Nós Somos Igreja”) participará de um evento do Jubileu entre 24 e 26 de outubro, a convite do cardeal Mario Grech, secretário-geral do Sínodo. Os participantes cumprirão o ritual de atravessar a “porta santa” da Basílica de São Pedro, no Vaticano, e se encontrarão com Leão XIV.   

O grupo tem ramificações globais foi ignorado durante muitos anos pelo clero, no qual predomina o posicionamento contrário à ordenação de mulheres e ao casamento de padres.   

Já em 6 de setembro, cristãos LGBT+ farão uma peregrinação no Vaticano no âmbito do Jubileu, organizada pela ONG La Tenda di Gionata (A Tenda de Jônatas), que trabalha para garantir acolhimento a essa comunidade na Igreja Católica. O evento chegou a ser removido do calendário do Ano Santo por falta de informações, mas depois foi reinserido pelo Vaticano.   

Para essa agenda em específico, ainda não está previsto um encontro com Leão XIV, embora a hipótese também não tenha sido descartada. (ANSA).