Papa recebe presidente da Itália para visita de despedida

VATICANO, 16 DEZ (ANSA) – O papa Francisco recebeu nesta quinta-feira (16), no Vaticano, o presidente da Itália, Sergio Mattarella, que encerrará seu mandato de sete anos no início de 2022.   

Esse foi o último encontro oficial entre o líder da Igreja Católica e o chefe de Estado italiano, que mantiveram um relacionamento próximo e de profunda sintonia ao longo dos últimos anos.   

A reunião privada durou cerca de 45 minutos e foi seguida por uma troca de presentes, como prevê o protocolo de visitas oficiais ao Papa. Mattarella estava acompanhado de sua filha, Laura, e de seis netos.   

“Obrigado pelo seu testemunho”, disse Francisco ao fim do encontro. De acordo com a Santa Sé, Jorge Bergoglio e o presidente conversaram sobre a pandemia de Covid-19, a crise demográfica na Itália, os fluxos migratórios e os “valores da Europa”.   

Chefe de Estado desde 2015, Mattarella deixará o cargo no início de fevereiro, e os partidos italianos já negociam para definir seu sucessor – na Itália, o presidente da República é eleito pelo Parlamento.   

Até o momento, os nomes mais comentados são os do premiê Mario Draghi, o que colocaria o país no caminho de eleições antecipadas, e do ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi, que enfrenta resistência fora da direita.   

No entanto, é comum que os partidos escondam seus favoritos até a hora da votação para não desgastá-los. (ANSA).