CIDADE DO VATICANO, 19 OUT (ANSA) – O papa Francisco recebeu nesta quinta-feira (19), no Vaticano, o cardeal dom Sérgio da Rocha, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para falar sobre o Sínodo dedicado à região da Amazônia, que será realizado em outubro de 2019, em Roma.   

“Em primeiro lugar, a audiência teve o propósito de agradecer o papa Francisco pelo Sínodo pela Amazônia, a canonização e pelo seu acolhimento sempre tão paterno e fraterno”, explicou Rocha à Rádio Vaticano.   

Além disso, “nós falamos como sempre da Igreja no Brasil, sobretudo da nossa esperança para o próximo Sínodo da Juventude, mas também, em particular, sobre a contribuição para o Sínodo pela Amazônia”.   

Segundo o líder da CNBB, a visita “é sempre um momento de alegria, um momento agradável em que a comunhão entre nós cresce cada vez mais, e o Papa sempre nos recebe de uma maneira verdadeiramente linda e generosa”.   

O cardeal ainda afirmou que o Pontífice é sempre muito interessado nas questões eclesiais e sociais do Brasil. “Sim, o papa sempre espera que nós [a Conferência Episcopal], a Igreja no Brasil, possa continuar a ajudar o país a criar justiça, justiça social, a paz, especialmente o serviço aos mais pobres e pessoas que sofrem”. No último domingo (15), Francisco anunciou a convocação de um Sínodo dos Bispos para “evangelizar” a Amazônia, com o objetivo de identificar “novos caminhos para a evangelização daquela porção do povo de Deus”. “especialmente dos indígenas, frequentemente esquecidos e sem a perspectiva de um futuro tranquilo”. (ANSA)