VATICANO, 10 DEZ (ANSA) – O papa Leão XIV exaltou as “raízes judaico-cristãs” da identidade da Europa, durante audiência com um grupo de eurodeputados de extrema direita nesta quarta-feira (10), no Vaticano.
O pontífice americano recebeu representantes do Grupo Reformistas e Conservadores Europeus (ECR), que reúne parlamentares da União Europeia conhecidos pela postura eurocética, nacionalista e anti-imigrantes.
“A identidade europeia pode ser compreendida e promovida apenas se fizer referência às suas raízes judaico-cristãs”, declarou Leão XIV durante um encontro, ecoando um discurso caro para o ECR.
O Papa também defendeu a proteção da “herança religiosa” do velho continente, onde “todos se beneficiam da contribuição que os membros das comunidades cristãs deram e continuam dando pelo bem da sociedade europeia”, como “os tesouros culturais de suas imponentes catedrais, a arte e a música sublimes e os avanços na ciência, sem falar do crescimento e da expansão das universidades”.
Segundo o pontífice, o “patrimônio intelectual da Europa cristã” é um caminho para “proteger os direitos divinamente concedidos e o valor intrínseco de cada ser humano, desde a concepção até a morte natural”.
Por outro lado, Leão XIV destacou que essa herança religiosa também é “fundamental” para combater a “pobreza, a exclusão social, a privação econômica e a crise climática em curso”.
(ANSA).