Papa realizará conferência climática em Castel Gandolfo

CIDADE DO VATICANO, 9 SET (ANSA) – A cidade de Castel Gandolfo, nos arredores de Roma, sediará entre os dias 1º e 3 de outubro uma conferência internacional para celebrar o 10º aniversário da encíclica Laudato Si’ e promover uma resposta global à crise climática e ecológica sob as perspectivas da fé, da política e da sociedade civil.   

Em um comunicado divulgado pelo Movimento dos Focolares, a conferência foi nomeada como “Aumentar a Esperança para a Justiça Climática” e terá as participações do papa Leão XIV, da ministra do Meio Ambiente do Brasil, Marina Silva, e do ex-governador da Califórnia Arnold Schwarzenegger, além de bispos, lideranças indígenas e especialistas em clima e biodiversidade.   

Ao longo de três dias, a conferência incluirá palestras, mesas redondas, momentos espirituais e eventos culturais que destacarão tanto o progresso alcançado desde a Laudato Si’ quanto as medidas urgentes necessárias em preparação para a COP30 no Brasil.   

“Em um tempo marcado por desafios globais e feridas profundas, nosso compromisso com a unidade e a paz não pode excluir nosso compromisso com a justiça climática, que coloca a dignidade humana e o cuidado com a criação em seu centro”, alertou Margaret Karram, presidente do Movimento dos Focolares.   

A gestora acrescentou que o movimento católico, através do evento, deseja “colaborar com todos na construção de pontes de esperança por meio do cuidado com a nossa casa comum, da justiça para os mais pobres e da solidariedade entre gerações para um futuro sustentável”. (ANSA).