O Papa Francisco passa, atualmente, por problemas de saúde que preocupam diversos cidadãos ao redor do mundo. Internado desde 14 de fevereiro no Hospital Gemelli, o pontífice quebrou tradições comuns do Vaticano ao solicitar a divulgação de boletins diários sobre seu quadro médico.
Apesar de serem personalidades proeminentes, a saúde dos papas costuma ficar em segredo. Isso porque eles são considerados figuras espirituais, então falar sobre sua vitalidade “terrena” é considerado profano. No histórico da linhagem papal, o quadro médico sempre permaneceu conhecida por núcleos pequenos e internos, sem disseminação ao público.
O paradigma foi rompido com o papado de Francisco, que logo ordenou que boletins detalhados sobre sua saúde fossem lançados diariamente. A atitude se daria em função das inúmeras fake news e informações falsas -incluindo imagens geradas por inteligência artificial – veiculadas desde a internação do pontífice.
Segundo fontes da agência americana Reuters, o próprio líder religioso exigiu transparência no que diz respeito às atualizações médicas, pedindo para que nada ficasse escondido. A mudança configura um avanço considerável nos moldes do Vaticano, permitindo que a comunidade global fique ciente das notícias.