VATICANO, 24 DEZ (ANSA) – O papa Leão XIV pediu “respeito pela vida humana” e reiterou seu apelo para que haja uma trégua nas diversas guerras em curso no mundo durante as celebrações de Natal, dedicando uma mensagem especial à Ucrânia e ao Oriente Médio.
“Entre as coisas que me causam muita tristeza nestes dias está o fato de que, aparentemente, a Rússia recusou o pedido de um cessar-fogo de Natal”, disse o pontífice à imprensa em Castel Gandolfo, nas proximidades de Roma, na noite de terça-feira (23).
“Quem sabe nos escutem e haja 24 horas, um dia de paz em todo o mundo”, acrescentou o líder da Igreja Católica.
Robert Prevost também revelou que conversou com o pároco da Sagrada Família na Faixa de Gaza, padre Gabriel Romanelli.
“Eles estão tentando celebrar uma festa [de Natal] em meio a uma situação ainda muito precária. Esperamos que o acordo de paz siga adiante”, declarou Leão XIV, convidando “a todos, especialmente no Natal, a refletirem sobre o valor da vida humana”.
Que “o respeito pela vida volte a crescer em todos os momentos da existência humana, da concepção até a morte natural”, concluiu o religioso, que realizará na noite desta quarta-feira (24) a missa de Véspera de Natal na Basílica São Pedro. (ANSA).