O papa Francisco instou neste domingo os participantes da COP28 a implementarem, sem demora, uma “necessária conversão ecológica global” e a superar os “nacionalismos” para alcançar uma “visão comum”.

“Mesmo à distância, acompanho atentamente os trabalhos da COP28 em Dubai (…). Renovo meu apelo para responder às mudanças climáticas com mudanças políticas concretas”, afirmou o pontífice argentino, que passa por um quadro de bronquite.

“Vamos sair das estreitezas do particularismo e do nacionalismo, esquemas do passado, e abracemos uma visão comum, comprometendo-nos todos agora, sem demora, com uma necessária conversão ecológica global”, acrescentou, em um texto lido ao seu lado por um de seus assistentes, após a oração do Angelus.

O papa teve que cancelar sua esperada visita a Dubai para participar da conferência das Nações Unidas sobre o clima, que começou em 30 de novembro e terminará em 12 de dezembro.

O pontífice, ainda cansado, absteve-se de presidir o Angelus de sua janela no palácio apostólico na Praça de São Pedro neste domingo, mas suas imagens foram transmitidas em telões.

Através do secretário de Estado do Vaticano, o cardeal Pietro Parolin, que viajou a Dubai em seu lugar, o papa pediu no sábado aos participantes da cúpula climática da ONU um “ponto de inflexão” para acelerar a transição ecológica.

glr/de/sag/eg/ms/jc