Papa pede que Olimpíadas promovam pontes entre povos e culturas

MILÃO, 29 JAN (ANSA) – Em uma mensagem destinada aos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão e Cortina d’Ampezzo, na Itália, o papa Leão XIV desejou que o megaevento esportivo “contribua para a construção de pontes entre culturas e povos”.   

O pontífice americano, que enviou uma bênção aos participantes da cerimônia de entrega da chamada “Cruz dos Desportistas”, promovida pela Athletica Vaticana, em Milão, também afirmou que rezará para que as Olimpíadas possam “promover a aceitação, a solidariedade e a paz”.   

“O Papa espera que os Jogos inspirem sentimentos de amizade e fraternidade, fortalecendo a consciência do valor do esporte a serviço do desenvolvimento humano integral. O Santo Padre assegura-nos de suas orações para que estes dias de competição saudável contribuam para a construção de pontes entre culturas e povos, promovendo a aceitação, a solidariedade e a paz”, afirmou o cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano, ao ler a mensagem de Leão XIV.   

No telegrama, Robert Francis Prevost expressou a esperança de que “este importante evento inspire sentimentos de amizade e fraternidade, reforçando a consciência do valor do esporte a serviço do desenvolvimento integral da pessoa humana”.   

A Itália receberá nos próximo dias milhares de atletas de dezenas de países para a disputa dos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão e Cortina d’Ampezzo. A cerimônia de abertura está marcada para o dia 6 de fevereiro. (ANSA).