Papa pede que agostinianos escutem e ajam com humildade e união

CIDADE DO VATICANO, 1 SET (ANSA) – Em uma missa nesta segunda-feira (1º) na Basílica de Santo Agostinho, em Roma, o papa Leão XIV sugeriu aos religiosos agostinianos que escutem e ajam com humildade e união.   

O líder da Igreja Católica, que presidiu a cerimônia religiosa de abertura do Capítulo Geral dos Agostinianos, destacou as três palavras-chave durante sua homilia no Campo Marzio.   

“Celebramos esta Eucaristia no início do Capítulo Geral, momento de graça para a Ordem Agostiniana e para toda a Igreja.   

Escuta, humildade e unidade: eis três sugestões úteis que a liturgia lhes oferece para os próximos dias”, declarou o religioso.   

Em sua fala, Robert Francis Prevost destacou a necessidade de “fazer tudo com humildade”, além de ter pedido que “ninguém pense ter todas as respostas sozinho”.   

“Vivam estes dias em um sincero esforço de comunicação e compreensão. Façam tudo isso com humildade. Que a unidade seja um objeto indispensável de seus esforços, mas não apenas isso: que seja também o critério para avaliar suas ações e trabalhar juntos, porque o que une vem d’Ele, mas o que divide não pode o ser. Nesse sentido, Santo Agostinho vem em nosso auxílio mais uma vez”, declarou Leão XIV.   

Cerca de 100 religiosos participarão do 188º Capítulo Geral da Ordem de Santo Agostinho, que é organizado a cada seis anos.   

Os trabalhos no Pontifício Instituto Patrístico estão previstos para durar até dia 18 de setembro.   

O pontífice é o primeiro religioso da Ordem de Santo Agostinho, fundada no século 13 e um dos ramos mais antigos da Igreja Católica, a se sentar no Trono de Pedro. (ANSA).