Papa pede proteção ao meio ambiente em mensagem para brasileiros

VATICANO, 19 NOV (ANSA) – O papa Leão XIV cobrou que a humanidade proteja o meio ambiente por meio de uma cultura de “resistência” contra a devastação climática, em mensagem para peregrinos brasileiros na audiência geral desta quarta-feira (19), no Vaticano.   

Em seu pronunciamento, o pontífice americano alertou que os seres humanos arriscam se tornar “devastadores” caso não sejam “guardiães do jardim da criação”.   

“Caros peregrinos de língua portuguesa, especialmente os grupos vindos do Brasil, bem-vindos! Invoquemos o Espírito Santo para que nos ajude a proteger, com a mesma fé, nossa casa comum e nosso coração”, acrescentou o Papa, que tem acompanhado com atenção os desdobramentos da COP30, em Belém.   

Durante a audiência geral desta quarta-feira, Leão XIV também citou palavras do finado papa Francisco, que tinha a luta contra a crise climática como bandeira de seu pontificado, ao dizer que “a cultura ecológica não pode ser reduzida a respostas urgentes e parciais” à degradação da natureza.   

“Ela deve ser um olhar diferente, um pensamento, uma política, um programa educacional, um estilo de vida e uma espiritualidade que deem forma a uma resistência”, salientou.   

No início da semana, o Papa já havia enviado uma mensagem para uma reunião das Igrejas do Sul do Mundo em Belém, na qual criticava a falta de “vontade política de alguns” para combater a crise climática”.   

“Ainda há tempo para manter o aumento da temperatura global abaixo de 1,5°C [em relação à era pré-industrial], mas a janela está se fechando. Como guardiães da criação de Deus, somos chamados a agir com rapidez, fé e profecia para proteger o dom que Ele nos confiou”, disse Robert Prevost na ocasião. (ANSA).