Papa pede libertação de reféns no Haiti e ajuda internacional

VATICANO, 10 AGO (ANSA) – O papa Leão XIV expressou neste domingo (10) sua preocupação com a situação da população do Haiti e apelou pela libertação imediata dos reféns e ajuda concreta da comunidade internacional.   

O pedido para que os haitianos consigam viver em paz foi feito durante a oração do Angelus para milhares de fiéis presentes na Praça São Pedro, no Vaticano.   

“A situação da população haitiana é cada vez mais desesperadora.   

Há relatos repetidos de assassinatos, violência de todos os tipos, tráfico de pessoas, homicídio de todos os tipos e sequestros”, denunciou.   

Na sequência, o Santo Padre fez um forte “apelo sincero a todos os responsáveis pela libertação imediata de todos os reféns” e pediu “o apoio concreto da comunidade internacional para criar as condições sociais e institucionais que permitam aos haitianos viver em paz”.   

Segundo representantes da ONU no Haiti, mais de 1,5 mil pessoas morreram e 609 ficaram feridas entre abril e junho de 2025 devido à violência entre gangues. Além disso, o país registrou mais de 180 sequestros e 628 vítimas de violência sexual.   

Nos últimos dias, a Arquidiocese de Porto Príncipe condenou “veementemente” o sequestro de oito pessoas, incluindo uma criança e um missionário irlandês. (ANSA).