Papa pede fim de injustiças estruturais entre ricos e pobres

VATICANO, 13 NOV (ANSA) – O papa Leão XIV fez um apelo pelo fim das injustiças estruturais entre ricos e pobres, na introdução inédita de seu novo livro “O Poder do Evangelho: A Fé Cristã em 10 palavras”, cujo lançamento ocorrerá no próximo dia 20 de novembro.   

“Não podemos mais tolerar as injustiças estruturais em que aqueles que têm mais, têm cada vez mais, e vice-versa, aqueles que têm menos, se tornam cada vez mais pobres”, escreveu ele.   

O livro, editado por Lorenzo Fazzini, diretor editorial da Libreria Editrice Vaticana, reúne intervenções e discursos de Leão XIV organizados em torno de 10 palavras-chave cristãs: Cristo, coração, Igreja, missão, comunhão, paz, pobres, fragilidade, justiça e esperança.   

Na introdução, o Santo Padre observa a situação do mundo contemporâneo e alerta: “O ódio e a violência correm o risco, como uma ladeira escorregadia, de transbordar até que a pobreza se espalhe entre os povos”.   

Diante disso, Robert Prevost destaca que o remédio está no “próprio desejo de comunhão” e no “reconhecimento mútuo como irmãos”, considerados “o antídoto para todo extremismo”.   

A publicação “O Poder do Evangelho” será tema de diversos encontros públicos nos próximo dias, em varias cidades italianas, promovidos pela Editora Vaticana e organizações eclesiásticas e culturais.   

Os eventos ocorrerão nas seguintes datas: 21 de novembro em Vicenza e Cremona; 25 de novembro em Trento; 1º de dezembro em Verona; 5 de dezembro em Gênova; e 15 de dezembro em Cagliari.   

Além da apresentação do livro, os eventos também exibirão os documentários “León de Peru” e o recente “Leo from Chicago”, produzidos pelo Dicastério para a Comunicação, que retratam e abordam o trabalho missionário de Leão XIV no Peru e suas origens americanas. (ANSA).