27/08/2021 - 10:35
CIDADE DO VATICANO, 27 AGO (ANSA) – O papa Francisco nomeou nesta quinta-feira (26) a freira Alessandra Smerilli como secretária interina do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral , assumindo temporariamente a função na saída do secretário Bruno Maria Duffé e de seu secretário-adjunto, Augusto Zampini.
Apesar de ser uma nomeação “ad interim”, a religiosa tornou-se a primeira mulher a assumir um cargo tão hierarquicamente elevado dentro da Cúria Romana na história da Igreja Católica. Entre as principais funções atuais do Dicastério, está a Comissão Vaticana contra a Covid-19.
A mudança ocorreu porque os dois religiosos voltaram para funções em suas dioceses e, em breve, o Pontífice deve anunciar os novos titulares.
“Grata ao Santo Padre pelo cargo de compromisso ao qual ele me chamou. Rezo ao Senhor para que me ajude a honrar essa chamada em espírito de obediência com a Igreja. O meu desejo é poder servir da melhor maneira a missão da Igreja pelo tempo que o Papa desejar”, disse Smerilli após a oficialização.
Nadia Murad – Também nesta quinta-feira, o papa Francisco se reuniu com a Prêmio Nobel da Paz de 2018 Nadia Murad no Vaticano.
A iraquiana, que pertence à minoria religiosa yazidi e foi vítima do grupo terrorista Estado Islâmico, é atualmente a embaixadora das Nações Unidas pela dignidade dos sobreviventes do tráfico de seres humanos.
É a terceira vez que os dois se reúnem, depois dos encontros de 2017 e 2018, e eles discutiram assuntos relacionados aos direitos humanos. (ANSA).