CIDADE DO VATICANO, 26 JUL (ANSA) – O papa Francisco fez duas nomeações nesta segunda-feira (26) para a Pontifícia Comissão para a América Latina, órgão da Cúria Romana com mais de 60 anos de existência.
Para a função de secretário, o escolhido foi o professor mexicano Rodrigo Guerra López, 55 anos, já membro dos órgãos para a Vida e também das Ciências Sociais. Já a chefe de Gabinete será a professora argentina Emilce Cuda, 55, que leciona Teologia na Pontifícia Universidade Católica Argentina e na St. Thomas University, nos Estados Unidos.
Cuda é bastante conhecida na Igreja Católica por ter escrito um livro chamado “Para Leer a Francisco – Teologia, Etica y Politica”, lançado em 2014. Desde então, é chamada de “a mulher que sabe ler o papa Francisco”.
Já o mexicano López transita por órgão da Igreja Católica desde 2004 e tem uma série de livros publicados nas áreas de ciências sociais, ética e filosofia, também tendo escrito obras sobre a política latino-americana e sobre o então papa João Paulo II.
A Pontifícia Comissão para a América Latina é um órgão que ajuda na relação entre o comando da Igreja Católica e diversas instituições no subcontinente. (ANSA).