CIDADE DO VATICANO, 4 AGO (ANSA) – O papa Francisco nomeou o laico espanhol Maximino Caballero Ledo como o novo secretário-geral da Secretaria para a Economia do Vaticano, informou a Santa Sé nesta terça-feira (04).   

O escolhido tem ampla experiência internacional, tendo atuado em empresas tanto em seu país natal como nos Estados Unidos.   

Aos 60 anos, ele é o primeiro a assumir o cargo em um dos “ministérios” mais importantes da cidade-estado, que tem como prefeito o presbítero espanhol Juan Antonio Guerrero Alves. A Secretaria foi instituída em 2014 pelo próprio Francisco e é a responsável por gerir todas as finanças do país.   

Ledo é formado em Economia pela Universidade Autônoma de Madri e tem uma pós-graduação em Administração de Empresas pela IESE Business School de Barcelona. Desde 2007, ele atuou em diversas companhias norte-americanas, especialmente, no setor sanitário.   

O espanhol é o segundo laico nomeado pelo Pontífice para um órgão de economia da Santa Sé. Em junho deste ano, o líder católico indicou o revisor contábil italiano Fabio Gasperini para ser o secretário da Administração do Patrimônio da Sé Apostólica (Apsa). (ANSA).   

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias