Mundo

Papa nomeia interventor para Fábrica de São Pedro

CIDADE DO VATICANO, 30 JUN (ANSA) – O papa Francisco nomeou um interventor para a Fábrica de São Pedro, dicastério responsável pela conservação da Basílica de São Pedro, após um aviso do revisor-geral das contas do Vaticano.   

Segundo comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé, a decisão segue a promulgação de um “motu proprio” do Pontífice para combater a corrupção nos órgãos do Vaticano, anunciado em 1º de junho.   

De acordo com a nota, Francisco nomeou o arcebispo Mario Giordana como “comissário extraordinário” da Fábrica de São Pedro, com as funções de “atualizar os estatutos, fazer esclarecimentos sobre a gestão e reorganizar os escritórios administrativos e técnicos” do dicastério.   

Giordana será auxiliado por uma “comissão”. “Tal escolha segue também uma assinalação proveniente do gabinete do revisor-geral, que levou, nesta manhã, à apreensão de documentos e aparatos eletrônicos nos escritórios técnicos e administrativos da Fábrica de São Pedro”, diz o Vaticano, que não deu mais detalhes sobre o caso.   

A Fábrica de São Pedro era presidida desde 2005 pelo cardeal Angelo Comastri, vigário-geral do Papa para a Cidade do Vaticano. (ANSA)

Veja também

+ Neto de Elvis Presley é encontrado morto, diz site
+ Gafanhotos: cidade na Bahia enfrenta invasão de insetos
+ Usado: Toyota Corolla é carro para ficar longe da oficina
+ Cientistas localizam o centro do Sistema Solar — e advinhem, não é o Sol
+ Filho de David Beckham fica noivo de atriz filha de bilionário
+ Royal Enfield Interceptor 650 a moto mais vendida no Reino Unido
+ A “primavera das bikes” pós-pandemia vai chegar ao Brasil?
+ Tubarão-martelo morde foil de Michel Bourez no Tahiti. VÍDEO
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Saiba em quais lugares o contágio pelo novo coronavírus pode ser maior