VATICANO, 7 MAR (ANSA) – O papa Francisco nomeou um brasileiro para o conselho de cardeais que o auxilia no governo da Igreja Católica.   

Trata-se de Sérgio da Rocha, arcebispo metropolitano de São Salvador da Bahia e que integrará o C9, grupo de nove cardeais da estrita confiança do pontífice e que se reúne periodicamente para discutir mudanças na organização da Santa Sé.   

Além de dom Sérgio, o Papa também nomeou o presidente do Governo do Estado da Cidade do Vaticano, Fernando Vérgez Alzaga, e os arcebispos de Québec, Gérald Lacroix, de Luxemburgo, Jean-Claude Hollerich; e de Barcelona, Juan José Omella Omella.   

Eles se juntam ao secretário de Estado do Vaticano, Pietro Parolin, e aos arcebispos de Bombaim, Oswald Gracias, de Boston, Seán O’Malley, e de Kinshasa, Fridolin Ambongo Besungu, que já faziam parte do “C9”, cuja próxima reunião está marcada para 24 de abril.   

O bispo de Cresima, na Itália, Marco Mellino, segue como secretário do conselho, que foi instituído por Francisco em 2013 e elaborou a Constituição Apostólica Praedicate Evangelium, documento promulgado em 2022 e responsável por reestruturar a Cúria Romana. (ANSA).