VATICANO, 19 JAN (ANSA) – O papa Leão XIV pode viajar à Espanha entre os dias 6 e 12 de junho, o que encerraria um período de 15 anos de ausência de pontífices no país ibérico.
A informação foi divulgada pelo site espanhol La Iberia, que diz que Robert Prevost visitará a capital Madri, Barcelona e as Ilhas Canárias.
A viagem ainda não foi confirmada pelo Vaticano, porém o portal já deu inclusive detalhes da suposta programação de Leão XIV, incluindo uma missa no lendário estádio Santiago Bernabéu, do Real Madrid, e celebrações na Basílica da Sagrada Família, em Barcelona, pelo centenário da morte de seu arquiteto, Antoni Gaudí.
Já nas Canárias, o objetivo de Prevost seria ver de perto a realidade do fenômeno migratório no arquipélago, porta de entrada para deslocados internacionais provenientes da África.
Ainda segundo La Iberia, a missão, no entanto, está condicionada a que o premiê Pedro Sánchez não convoque eleições antecipadas para o verão europeu, uma vez que o Papa não deseja visitar a Espanha em plena campanha eleitoral ? o último pontífice no país foi Bento XVI, em 2011.
Em oito meses de pontificado, Leão XIV fez apenas uma viagem internacional: para Turquia e Líbano, em novembro passado.
(ANSA).