Papa Leão XIV pede libertação de reféns sequestrados na Nigéria

VATICANO, 23 NOV (ANSA) – O papa Leão XIV expressou neste domingo (23) sua “profunda tristeza” pelo sequestro de padres, fiéis e estudantes na Nigéria e em Camarões e pediu a libertação imediata dos reféns.   

“Faço um apelo sincero pela libertação imediata dos reféns e exorto as autoridades competentes a tomarem as decisões apropriadas e oportunas para garantir a sua libertação”, declarou o Pontífice durante a oração do Angelus na Praça São Pedro.   

O líder da Igreja Católica disse ter recebido a notícia com “imensa tristeza” e sentir “profundo pesar, especialmente pelos muitos jovens sequestrados e por suas famílias aflitas”.   

Desta forma, pediu orações por todos e para que “sempre e em todo lugar, igrejas e escolas permaneçam lugares de segurança e esperança”.   

Segundo as autoridades da Nigéria, pelo menos 303 alunos e 12 professores foram sequestrados na última sexta-feira (21) por um grupo de indivíduos armados na Escola Secundária Católica de Santa Maria, na remota comunidade de Papiri, no norte do país.   

Neste domingo (23), a Associação Cristã da Nigéria relatou que 50 dos mais de 300 sequestrados conseguiram fugir dos criminosos. “Recebemos boas notícias: 50 estudantes escaparam e foram reunidos com seus pais”, diz a nota. (ANSA).