Papa Leão XIV pede ‘diálogo’ para Estados Unidos e Venezuela

(ANSA) – BRASILIA, 04 NOV – O papa Leão XIV pediu nesta terça-feira (4) que a questão envolvendo os Estados Unidos e a Venezuela seja resolvida por meio do diálogo.   

As declarações do líder da Igreja Católica foram dadas a um grupo de jornalistas momentos antes de ele deixar Castel Gandolfo, na Itália.   

“Não é possível vencer com violência; precisamos buscar o diálogo, que é o caminho certo para encontrar soluções para os problemas”, afirmou o pontífice americano.   

O tema também foi abordado hoje pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), durante uma cúpula climática em Belém, no Pará. Na ocasião, o petista afirmou que não deseja ver a crise evoluir para uma “invasão terrestre” dos EUA.   

“Não quero que cheguemos a uma invasão terrestre. Disse ao presidente Trump e repito: problemas políticos não se resolvem com armas, mas com diálogo”, declarou o chefe de Estado brasileiro.   

Na avaliação de Lula, Washington poderia colaborar com as nações latino-americanas no combate ao narcotráfico, em vez de “atirar contra esses países”.   

A administração republicana acusa o governo de Nicolás Maduro de envolvimento com o narcotráfico. Além disso, as forças americanas já atacaram diversas embarcações supostamente utilizadas por criminosos. (ANSA).