Papa Leão XIV incentiva compromisso de todos com paz entre povos

VATICANO, 10 DEZ (ANSA) – O papa Leão XIV incentivou nesta quarta-feira (10), no Vaticano, um compromisso renovado de todas as “pessoas de boa vontade” com a reconciliação e a paz entre os povos.   

O apelo foi feito durante a tradicional audiência na Praça São Pedro, em sua saudação aos peregrinos de língua alemã, especialmente os participantes da conferência “Perdoemos e peçamos perdão”, que acontece em conjunto com a exposição “Reconciliação para a Europa”.   

A iniciativa ocorre no ano em que se celebra o 60º aniversário da histórica “Mensagem de Reconciliação” enviada pelos bispos poloneses aos bispos alemães, marcada pela frase que entrou para a história: “Perdoemos e peçamos perdão”.   

Ao dirigir-se também aos peregrinos de língua polonesa, o Papa recordou que esta mensagem “mudou a história da Europa”, principalmente por abrir caminho para um diálogo entre dois povos profundamente feridos pela guerra e pelo totalitarismo.   

O Pontífice destacou que as palavras desse documento continuam atuais e devem servir de exemplo em um mundo marcado por conflitos: “Que as palavras desse documento, ‘Perdoamos e pedimos perdão’, sejam um testemunho para os povos em conflito de que a reconciliação e o perdão são possíveis quando surgem de um desejo mútuo de paz e de um compromisso compartilhado, de verdade, com o bem da humanidade”, concluiu. (ANSA).