Papa Leão XIV faz visita não planejada a Castel Gandolfo

VATICANO, 3 JUL (ANSA) – O papa Leão XIV fez uma rápida visita a Castel Gandolfo, cidade na região metropolitana de Roma que abriga a antiga residência de verão dos pontífices, transformada em museu durante a gestão de Francisco.   

Segundo fontes da ANSA, o deslocamento improvisado de Robert Francis Prevost aos aposentos papais não estava planejado.   

O pontífice retomará a tradição interrompida por Jorge Bergoglio, falecido em 21 de abril, de passar um período de férias em Castel Gandolfo, durante o verão europeu.   

Ao todo, Leão XIV transcorrerá duas semanas no palácio, situado a 30 quilômetros da capital italiana, entre os dias 6 e 20 de julho.   

As chamadas Vilas Pontifícias de Castel Gandolfo são uma área extraterritorial da Santa Sé e foram usadas como destino de veraneio dos papas por mais de 300 anos, porém Francisco rompeu o costume e abriu o palácio ao público, transformando-o oficialmente em museu.   

Em 12 anos de pontificado, Bergoglio nunca tirou férias no local e preferia repousar no próprio Vaticano durante o mês de julho.   

Durante sua estadia nas Vilas Pontifícias, Leão XIV deve presidir duas missas nos dias 13 e 20 de julho, seguidas de duas celebrações do Angelus. Já as audiências privadas ficarão suspensas neste mês, assim como as audiências gerais com fiéis, realizadas às quartas-feiras e que retornarão apenas em 30 de julho. (ANSA).