Papa Leão XIV faz aceno a padre pró-LGBTQ

VATICANO, 1 SET (ANSA) – Um padre jesuíta afirmou nesta segunda-feira (1º) que o papa Leão XIV tem a mesma mensagem de “abertura e acolhimento” ao público LGBTQ+ que seu antecessor, Francisco.   

O sacerdote americano James Martin é um dos mais ativos na pastoral para as minorias sexuais e foi recebido pelo pontífice em uma audiência no Vaticano, às vésperas da peregrinação de católicos LGBTQ+ por ocasião do Jubileu de 2025, marcada para 6 de setembro.   

“Caros amigos: estou honrado e agradecido por encontrar o Santo Padre nesta manhã, e me comoveu escutar a mesma mensagem que eu ouvia do papa Francisco sobre os católicos LGBTQ, que é uma mensagem de abertura e acolhimento”, afirmou Martín nas redes sociais.   

“Achei o papa Leão XIV sereno, alegre e encorajador. Para mim, foi um encontro profundamente consolador”, acrescentou o jesuíta, ordem à qual Francisco também pertencia.   

O pontificado de Jorge Bergoglio foi marcado por uma inédita abertura da Igreja Católica a minorias sexuais, inclusive com a autorização para padres e bispos abençoarem uniões homoafetivas, o que rendeu críticas de franjas ultraconservadoras do clero ao argentino.   

Leão XIV, no entanto, tem mantido postura discreta a respeito dos católicos LGBTQ+ e ainda não abordou o tema publicamente.   

Apesar disso, será a primeira vez que um Jubileu tem uma peregrinação voltada a minorias sexuais. (ANSA).