Papa Leão XIV e Charles III fazem oração ecumênica inédita

VATICANO, 23 OUT (ANSA) – O papa Leão XIV e o rei Charles III, do Reino Unido, protagonizaram um momento histórico nesta quinta-feira (23), no Vaticano, e realizaram a primeira oração ecumênica entre os líderes das igrejas Católica e Anglicana desde o cisma que separou os caminhos das duas religiões, há quase 500 anos.   

O evento foi realizado na Capela Sistina, palco dos conclaves que elegem os pontífices católicos, em meio aos esforços da Santa Sé para reaproximar ? e quem sabe até reunificar ? as diferentes confissões cristãs.   

A oração foi comandada por Leão XIV e pelo arcebispo de York, Stephen Cottrell, segundo principal prelado anglicano, uma vez que a nova arcebispa da Cantuária, Sarah Mullally, primeira mulher eleita para o cargo de líder espiritual da religião, ainda não tomou posse.   

Como soberano do Reino Unido, Charles III, no entanto, é o chefe da Igreja Anglicana, criada em 1534, quando o rei Henrique VIII rompeu com a Santa Sé para aumentar o controle sobre a religião no país, se divorciar da rainha Catarina de Aragão e se casar com Ana Bolena.   

A liturgia ecumênica, alternada entre o latim e o inglês, foi baseada na Carta de São Paulo aos Romanos, livro do Novo Testamento escrito para a ainda incipiente comunidade cristã no antigo império, e teve como foco a esperança, tema do Jubileu católico de 2025.   

Já o cântico dos salmos foi confiado aos coros da Capela Sistina, pelo lado católico, e das capelas de St. George, situada no Castelo de Windsor, e de St. James Palace, pelo lado anglicano.   

Charles III foi ao Vaticano vestido com um terno azul claro, enquanto a rainha consorte Camilla adotou um tom mais escuro e um véu preto. O casal real presenteou o Papa com uma grande fotografia em prata e um ícone de São Eduardo, o Confessor.   

Já o pontífice americano deu ao rei e à rainha uma reprodução do mosaico do “Cristo Todo-Poderoso” que adorna a Catedral de Cefalù, na Sicília. Os dois líderes também participaram de um breve encontro dedicado ao meio ambiente, tema caro à agenda de ambos, e trocaram orquídeas na ocasião. (ANSA).