VATICANO, 13 DEZ (ANSA) – O papa Leão XIV defendeu neste sábado (13), no Vaticano, o presépio como “um dom de luz para o nosso mundo, que tanto precisa continuar a ter esperança”.
A declaração foi dada durante audiência com os participantes do “Presépio Vivo” da Basílica de Santa Maria Maggiore.
Segundo o Pontífice, a cena do nascimento de Jesus recorda que, diante da gruta de Belém, “somos convidados a partir espiritualmente, atraídos pela humildade Daquele que se fez homem para encontrar cada homem”.
Para ele, “Maria, José e o Menino estão em sua pobreza desarmante” e convidam a humanidade a recomeçar e a assumir “uma nova vida”.
O Papa destacou ainda a procissão que percorrerá as ruas da cidade, com coreografias, trajes e música, como um sinal alegre da beleza de ser discípulo de Jesus. “Isso faz de vocês peregrinos da esperança, portadores de consolo e inspiração”, disse, dirigindo-se aos participantes.
Para o Pontífice, o testemunho do presépio alcança jovens e idosos, famílias, “pessoas que se alegram e aquelas que sofrem, bem como todos os que sentem um profundo desejo de amar e ser amados, e para aqueles que, apesar das dificuldades, continuam a trabalhar com empenho e perseverança para construir um mundo melhor”.
“O presépio é um sinal importante: ele nos lembra que fazemos parte de uma maravilhosa aventura de Salvação na qual nunca estamos sozinhos”, concluiu. (ANSA).