Papa Leão XIV conversa com 2º astronauta que pisou na Lua

CASTEL GANDOLFO, 21 JUL (ANSA) – O papa Leão XIV conversou na noite do último domingo (20) com o astronauta Buzz Aldrin para marcar o 56º aniversário da primeira vez que um homem pisou na Lua, em 20 de julho de 1969.   

O veterano foi a segunda pessoa a pisar na Lua, depois de Neil Amstrong, falecido em 2012, na histórica missão Apollo 11, que colocou os Estados Unidos na liderança da corrida espacial.   

A informação foi divulgada pela Sala de Imprensa da Santa Sé, que explicou que o Pontífice compartilhou com Aldrin a memória de “uma façanha histórica, testemunho da genialidade humana”.   

Segundo a nota, Robert Prevost usou as palavras do Salmo 8 para ambos refletirem juntos “sobre o mistério da Criação, sua grandeza e sua fragilidade”.   

Antes do término do telefonema, Leão XIV abençoou o astronauta, sua família e colaboradores. Aldrin, de 95 anos, é considerado um cristão devoto e chegou até a tomar a comunhão na superfície lunar utilizando um kit de viagem que recebeu de seu pastor presbiteriano.   

A conversa entre o religioso e o astronauta aconteceu poucas horas depois de Prevost visitar as dependências do Observatório Astronômico do Vaticano, também conhecido como “Specola Vaticana”.   

No local, o líder da Igreja Católica pôde conhecer alguns telescópios e instrumentos de estudo utilizados pelo departamento de astrofísica. Fotos divulgadas pela Santa Sé, inclusive, mostram Leão XIV olhando através de um telescópio no observatório. (ANSA).