Papa Leão XIV concede título a cardeal filipino Tagle

VATICANO, 24 MAI (ANSA) – O papa Leão XIV atribuiu neste sábado (24) o título de Igreja Suburbicária de Albano ao cardeal filipino Luis Antonio Tagle, pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização na Seção de Primeira Evangelização e Novas Igrejas Particulares.   

A informação foi divulgada pelo Boletim da Sala de Imprensa do Vaticano. Esta é a mesma Igreja da qual o então cardeal Robert Francis Prevost obteve o título quando o papa Francisco o escolheu para a Ordem dos Bispos, em 6 de fevereiro deste ano.   

A tomada de posse estava marcada para o dia 15 de maio, mas não ocorreu devido à sua eleição como o sucessor de Jorge Bergoglio, no último dia 8.   

Leão XIV, portanto, cedeu seu título a um dos cardeais da ordem dos bispos, escolhendo Tagle, o cardeal que deu ao papa norte-americano o anel do Pescador durante a missa que marcou o início de seu pontificado.   

O cardeal filipino também faz parte da Ordem dos Bispos, cujo número de membros o papa Francisco decidiu ampliar em 2018. Até então, de fato, era composto apenas pelos cardeais titulares das dioceses suburbanas.   

Conhecido pelo estilo carismático e pelo bom humor, que renderam a ele o apelido de “Francisco da Ásia”, Tagle é arcebispo emérito de Manila e, assim como Bergoglio, se notabilizou pela defesa apaixonada dos marginalizados, como pobres e imigrantes, bem como das mulheres, dos trabalhadores e do meio ambiente.   

Ele, inclusive, chegou a ser considerado um dos mais cotados nas bolsas de apostas para suceder o argentino, o que teria dado à Igreja Católica o primeiro pontífice do Sudeste Asiático em seus 2 mil anos de história.   

Encontro com Patriarca – Ainda de acordo com o boletim da Santa Sé, o papa Leão XIV recebeu em audiência o patriarca da Cilícia dos Armênios no Líbano, dom Raphaël François Minassian (ANSA).