MADRID, 22 DEZ (ANSA) – O papa Leão XIV poderá visitar a Espanha em junho do ano que vem, com dois destinos dados como certos: Barcelona e Madrid.
A informação, não confirmada oficialmente, veio de fontes ligadas ao planejamento da viagem, citadas pelo jornal online elDiario.es. Caso se conclua, Robert Prevost encerraria um jejum de 15 anos sem uma visita papal ao território espanhol, já que a última ocorreu em agosto de 2011 com Bento XVI.
A primeira parada de Leão XIV seria em Barcelona, em 10 de junho, quando o pontífice participaria das homenagens ao centenário da morte de Antonio Gaudì na Sagrada Família, podendo presidir a beatificação do famoso arquiteto catalão que projetou a icônica igreja.
“O Papa quer vir [a Barcelona] e salvo grandes imprevistos, virá”, garantiram as fontes envolvidas na organização do evento.
A segunda etapa da viagem seria dedicada à capital espanhola, onde Prevost poderia consolidar “uma profunda e necessária renovação” na Igreja ibérica, que não contou com a presença de seu antecessor, Francisco, no país.
Outras possibilidades de destino na Espanha para o atual líder católico seriam Santiago de Compostela, devido ao Ano Santo de Compostela em 2027; Alba de Tormes, para as comemorações do centenário de São João da Cruz e da Escola de Salamanca; e Alcalá de Henares, em Madrid, ou ainda, Toledo.
A viagem do americano seria promovida pelo novo núncio na Espanha e Andorra, arcebispo Piero Pioppo, que apresentou suas credenciais ao rei Felipe VI na quinta-feira (18). (ANSA).