Papa Francisco volta a usar oxigênio de alto fluxo após noite com máscara

Papa Francisco no Vaticano
Papa Francisco no Vaticano Foto: REUTERS/Yara Nardi

VATICANO, 5 MAR (ANSA) – O papa Francisco voltou a utilizar oxigenoterapia de alto fluxo após ter passado a noite com ventilação mecânica não invasiva, enquanto permanece em tratamento contra uma grave pneumonia nos dois pulmões há 19 dias no Hospital Policlínico Agostino Gemelli, em Roma.

A informação foi divulgada por fontes vaticanas, enquanto o boletim matinal da Santa Sé diz apenas que o pontífice de 88 anos “dormiu bem durante a noite e acordou logo depois das 8h [horário local]”.

A oxigenoterapia de alto fluxo utiliza cânulas nasais para administrar oxigênio ao paciente, enquanto a ventilação mecânica não invasiva é realizada por meio de uma máscara, e Jorge Bergoglio tem alternado entre as duas técnicas para evitar novas insuficiências respiratórias como as da última segunda-feira (3).

Não estão previstas visitas para o Papa nesta quarta (5), e o Vaticano não informou se o líder católico retomou as atividades de trabalho. O estado de saúde de Francisco ainda é crítico, embora estável, e ele não teve novos episódios de insuficiência respiratória na última terça (4), além de continuar sem febre, alerta, orientado e cooperando com os tratamentos.

Segundo fontes vaticanas, apesar da situação delicada, a estabilidade de Francisco indica uma “evolução normal de uma pneumonia que exige tempo para ser tratada”. (ANSA).