VATICANO, 22 FEV (ANSA) – O Vaticano informou neste sábado (22) que o papa Francisco sofreu uma crise asmática e precisou passar por uma transfusão de sangue devido a uma trombocitopenia, ou seja, uma queda na contagem de plaquetas, estruturas fundamentais para a coagulação sanguínea.
Segundo boletim médico divulgado pela Sala de Imprensa da Santa Sé, as condições do pontífice de 88 anos “continuam críticas, portanto o Papa não está fora de perigo”.
“Nesta manhã, o papa Francisco apresentou uma crise respiratória asmática prolongada, o que exigiu também a aplicação de oxigênio de alto fluxo”, diz o comunicado do Vaticano.
“Os exames de sangue de hoje também revelaram trombocitopenia, associada à anemia, o que exigiu a administração de transfusões de sangue”, acrescenta o boletim, ressaltando que Jorge Bergoglio “continua alerta e passou o dia na poltrona, ainda que sofrendo mais do que ontem”.
De acordo com o comunicado da Santa Sé, não é possível fazer prognósticos para os próximos dias.
O Papa está internado desde 14 de fevereiro no Hospital Policlínico Agostino Gemelli, em Roma, devido a um quadro de pneumonia nos dois pulmões, provocada por uma “infecção polimicrobiana”.
Na última sexta-feira, a equipe médica concedeu a primeira coletiva de imprensa desde que Francisco deu entrada no hospital e explicou que, naquele momento, ele não corria “risco de morte”, mas ainda “não estava fora de perigo”, sobretudo por conta do risco de a infecção se espalhar para o sangue e desencadear um quadro de sepse. (ANSA).