ROMA, 17 ABR (ANSA) – A ativista ambiental sueca Greta Thunberg, de 16 anos, teve um breve encontro na manhã desta quarta-feira (17) com o papa Francisco, ao fim da audiência geral do líder católico na Praça São Pedro, Vaticano.   

Acompanhada de um jovem, Thunberg trocou um caloroso aperto de mãos com o Pontífice e exibiu um cartaz com a frase “Join the climate strike” (“Junte-se à greve pelo clima”, em tradução livre).   

“O Santo Padre agradeceu e encorajou Greta Thunberg pelo seu empenho em defesa do ambiente, e Greta, que havia pedido o encontro, agradeceu ao Santo Padre por seu grande compromisso em defesa da criação”, disse o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Alessandro Gisotti.   

A sueca desembarcou em Roma nesta quarta, ao lado de sua mãe, Malena Ernman, em mais uma etapa de seu giro pela Europa para pedir ações contra as mudanças climáticas. Thunberg lidera um movimento estudantil em defesa do meio ambiente e já inspirou greves escolares ao redor do planeta.   

Por conta disso, foi indicada ao Nobel da Paz por três deputados da Noruega. Na última terça (16), a adolescente fez um discurso na Comissão de Meio Ambiente do Parlamento Europeu e alertou que a “janela de oportunidade” para combater as mudanças climáticas “não ficará aberta por muito tempo”. (ANSA)