VATICANO, 5 AGO (ANSA) – O papa Francisco pediu nesta quarta-feira (5) orações para o Líbano, cuja capital, Beirute, foi atingida por uma forte explosão na última terça (4), deixando mais de 100 mortos, milhares de feridos e 300 mil desabrigados.   

“Rezemos pelas vítimas e por seus familiares e rezemos para que o Líbano, com o empenho de todos os seus componentes sociais, políticos e religiosos, possa enfrentar esse momento trágico e doloroso e, com a ajuda da comunidade internacional, superar a grave crise que está atravessando”, disse Jorge Bergoglio durante a audiência geral desta semana.   

A explosão ocorreu na área portuária de Beirute e foi sentida em toda a cidade. De acordo com o presidente Michel Aoun, a causa da tragédia pode ter sido o armazenamento de 2.750 toneladas de nitrato de amônia, composto químico usado tanto em fertilizantes e inseticidas como em explosivos.   

A carga havia sido apreendida em um navio em 2013 e estaria estocada sem respeitar condições de segurança. Mais de 100 pessoas ainda estão desaparecidas depois da tragédia, que atinge o Líbano em um dos momentos mais difíceis de sua história recente.   

O país vive uma grave crise econômica e já estava com hospitais cheios por causa da pandemia do novo coronavírus. O Líbano contabiliza cerca de 5,1 mil casos e 65 óbitos, de acordo com o monitoramento da Universidade Johns Hopkins. (ANSA).   

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias