Mundo

Papa Francisco inicia viagem para Tailândia e Japão

CIDADE DO VATICANO, 19 NOV (ANSA) – O papa Francisco inicia nesta terça-feira (19) uma viagem de sete dias por Tailândia e Japão que terá como enfoque o desarmamento nuclear e a luta contra o tráfico de pessoas. A primeira parada do líder católico é Bangcoc, capital da Tailândia, onde chega por volta das 12h30 locais de amanhã (20).   

Mas, somente na quinta-feira (21), começará sua agenda oficial, composta por encontro com autoridades políticas e religiosas, e com representantes de grupos juvenis.   

Francisco quis marcar encontros com jovens nos dois países que visitará. A Tailândia, classificada pelas Nações Unidas como um dos mais importantes destinos de tráfico de pessoas, trabalho forçado e turismo sexual, espera que o Papa condene durante seus discursos todas as formas de escravidão. Já no Japão, dividido entre tradição e inovação, a juventude sofre com o isolamento, fenômeno batizado de “hikikomori” e que reflete a situação de milhares de jovens com dificuldades de se relacionar com o mundo exterior. O Japão era a terra que Jorge Mario Bergoglio, quando jovem jesuíta, sonhava conhecer como missionário. O Papa desembarcará em Tóquio no dia 23 de novembro. Durante sua estadia no país, ele visitará também as cidades de Hiroshima e Nagasaki, ocasião em que fará um apelo contra o uso de armas nucleares e se encontrar com sobreviventes das bombas atômicas lançadas pelos Estados Unidos em 1945.   

“Hoje parto para a minha 32ª viagem apostólica. Caros amigos da Tailândia e do Japão, na expectativa de nos encontrarmos, rezemos juntos para que estes dias sejam ricos de graça e alegria”, postou Francisco em sua conta oficial no Twitter. (ANSA)