O papa Francisco foi internado em um hospital de Roma nesta sexta-feira (14) devido a uma bronquite, anunciou a Santa Sé.
O pontífice argentino de 88 anos apresentou dificuldades para respirar nos últimos dias e delegou a seus assistentes a leitura de alguns discursos. Francisco foi internado após as audiências matinais, informou o Vaticano.
“Esta manhã, no final de suas audiências, o papa Francisco foi internado no Policlinico Agostino Gemelli para alguns exames de diagnóstico necessários e para continuar seu tratamento para bronquite, que ainda está em curso, em um ambiente hospitalar”, disse o Vaticano em um comunicado.
Francisco é papa desde 2013 e sofreu de gripe e outros problemas de saúde várias vezes nos últimos dois anos.
No início deste mês, Francisco disse aos peregrinos em uma audiência semanal que ele estava sofrendo de um “forte resfriado”, que o Vaticano mais tarde descreveu como bronquite.
Apesar da doença, o papa tem mantido sua agenda diária de compromissos e participando de reuniões na residência do Vaticano onde mora. Antes de ir para o hospital na sexta-feira, o papa teve uma reunião oficial com o primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico.
Francisco sofreu duas quedas recentemente em sua residência no Vaticano, machucando o queixo em dezembro e ferindo o braço em janeiro.
O hospital Gemelli de Roma, o maior da cidade, tem uma suíte especial para tratar papas. Francisco passou nove dias lá em junho de 2023, quando foi submetido a uma cirurgia para reparar uma hérnia abdominal.
* Com informações da Reuters