Por Crispian Balmer e Alvise Armellini

CIDADE DO VATICANO (Reuters) – O papa Francisco teve uma melhora considerável em sua saúde depois de receber uma infusão de antibióticos para uma bronquite infecciosa, disse o Vaticano em um comunicado otimista nesta quinta-feira.

O papa foi levado ao hospital na quarta-feira depois de reclamar de dificuldades respiratórias, levantando novas preocupações sobre a saúde do pontífice de 86 anos, que sofre de várias doenças.

Citando a equipe médica de Francisco, o Vaticano disse que o papa foi diagnosticado com um vírus de bronquite infecciosa, uma doença respiratória altamente contagiosa, que exigiu uma infusão intravenosa de antibióticos.

“(Isto) produziu os efeitos esperados com uma melhora acentuada em seu estado de saúde”, disse o comunicado, acrescentando: “Com base nos progressos esperados, o Santo Padre poderá receber alta nos próximos dias”.

O Vaticano disse que o papa passou a tarde “dedicando-se ao descanso, à oração e a algum trabalho”.

Mais cedo nesta quinta-feira, indicando que Francisco não estava confinado à cama, o Vaticano disse que ele rezou na pequena capela dentro de sua suíte particular no hospital.

“Estou emocionado com as muitas mensagens recebidas nestas horas e expresso minha gratidão pela proximidade e oração”, escreveu o papa no Twitter.

Não ficou claro se Francisco poderá participar de algum dos próximos eventos da Semana Santa – um dos períodos mais movimentados do calendário da Igreja, que começa com o Domingo de Ramos em 2 de abril.

(Reportagem de Alvise Armellini, Crispian Balmer, Angelo Amante e Antonio Denti; Reportagem adicional de Miguel Lo Bianco e Juan Bustamante na Argentina)

tagreuters.com2023binary_LYNXMPEJ2T0YW-VIEWIMAGE