CIDADE DO VATICANO, 12 DEZ (ANSA) – O papa Francisco celebra na tarde desta quarta-feira (12), na Basílica de São Pedro, uma missa pela América Latina, por ocasião da festa litúrgica de Nossa Senhora de Guadalupe, “padroeira das Américas”.
A celebração será realizada com a ajuda de quatro cardeais representantes do território americano: o canadense e presidente da Pontíficia Comissão para a América Latina (PCAL), o cardeal Marc Ouellet; o brasileiro João Braz de Aviz; o hondurenho Óscar Rodríguez Maradiaga; e o salvadorenho Gregorio Rosa Chávez.
Antes da missa, haverá a oração do Terço que terminará com a apresentação do hino da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que se realizará no Panamá, em janeiro de 2019.
A devoção à Virgem de Guadalupe teve início na Cidade do México e se espalhou por todo o mundo. A santa apareceu ao índio Juan Diego Cuauhtlatoazin, um dos primeiros astecas a se converter ao cristianismo, entre 9 e 12 de dezembro de 1531, que foi proclamado santo em 2002 pelo papa João Paulo II. (ANSA)