Papa Francisco celebra 10 anos de conta oficial no Twitter

CIDADE DO VATICANO, 12 DEZ (ANSA) – O papa Francisco celebrou nesta segunda-feira (12) os 10 anos da primeira publicação de um Pontífice na conta oficial @Pontifex no Twitter.   

“Obrigado a quem me segue nesta conta, nascida há 10 anos para anunciar a alegria do Evangelho também aqui. Vamos continuar tecendo juntos uma rede de espaço livre para favorecer o encontro e o diálogo e valorizar o que nos une”, disse Jorge Bergoglio.   

A primeira mensagem postada nesta conta é datada de 12 de dezembro de 2012 – a conta havia sido lançada nove dias antes – pelo então papa Bento XVI. “Queridos amigos, é com alegria que entro em contato convosco via Twitter. Obrigado pela resposta generosa. De coração vos abençoo a todos”, escreveu o então Pontífice.   

Desde então, a conta, criada em nove idiomas (italiano, inglês, português, espanhol, francês, alemão, polonês, árabe e latim), está entre as mais seguidas a nível mundial no Twitter, com 53,5 milhões de seguidores.   

Os perfis em inglês e espanhol somam 19 milhões de apoiadores, enquanto os em italiano e português superam os 5 milhões de follower.   

De janeiro até hoje, a conta registrou um aumento de 800 mil usuários a mais em relação ao ano passado. As versões em espanhol, português e italiano são as que tiveram o crescimento mais significativo.   

Há 10 anos, a Santa Sé chegou a explicar que “a presença do Papa no Twitter é uma expressão concreta de sua convicção de que a Igreja deve estar presente no mundo digital”.   

O primeiro tuíte de Jorge Bergoglio, que foi eleito Papa em 13 de março de 2013, ocorreu no dia 17 de março do mesmo ano.   

“Queridos amigos, de coração vos agradeço e peço para continuardes a rezar por mim, papa Francisco”, escrevera ele na conta em português @Pontifex_pt.   

Segundo o jornal católico “L’ Osservatore Romano”, os tuítes com os apelos de Francisco pelo fim da guerra na Ucrânia foram os conteúdos com maior número de interações no último ano, assim como as publicações com mensagens às populações e comunidades feridas por conflitos e catástrofes.   

Além disso, os tuítes dos últimos dois anos sobre a pandemia de Covid-19 também são amplamente compartilhados, bem como as palavras do Papa em momentos difíceis. Em 2020, por causa da emergência sanitária, os tuítes da conta @Pontifex foram vistos um total de 27 bilhões de vezes. (ANSA).