CIDADE DO VATICANO, 27 DEZ (ANSA) – No dia em que a Igreja Católica celebra a Sagrada Família, o papa Francisco anunciou neste domingo (27) um ano especial de reflexão sobre as famílias.   

O evento começará em 19 de março de 2021, data em que se comemora os cinco anos do lançamento da exortação apostólica Amoris laetitia, e segue até 26 de junho de 2022, data do X Encontro Mundial das Famílias, que será realizado em Roma, na Itália.   

“Somos chamados a redescobrir o valor educativo do núcleo familiar. Isso pede que ele seja fundado no amor que sempre regenera as relações, abrindo os horizontes de esperança”, destacou o Pontífice durante a celebração do Angelus.   

O líder católico ainda destacou que é na família “que se pode experimentar uma sincera comunhão quando ela é uma casa de oração, quando os afetos são sérios, profundos e puros, quando o perdão prevalece sobre as discórdias, quando a aspereza cotidiana de viver vem adoçada pela ternura recíproca e pela serena adesão à vontade de Deus”.   

Em nota oficial, o Dicastério para os Laicos, a Família e a Vida, ressaltou que a “experiência” provocada pela pandemia de Covid-19 “colocou luz no papel central da família como igreja doméstica e a importância dos laços comunitários entre as famílias que tornam a igreja ‘uma família de famílias'”.   

Ainda durante a tradicional oração de domingo, Francisco voltou a dizer que seu pensamento “está, em particular, com as famílias que perderam um parente ou foram testadas pelas consequências da pandemia”.   

“Penso também nos médicos, nos enfermeiros e em todo o pessoal sanitário que, com grande compromisso, estão na primeira linha do combate à difusão do vírus e tiveram significativas repercussões sobre a vida familiar”, finalizou. (ANSA).