VATICANO, 1 FEV (ANSA) – O papa Leão XIV fez neste domingo (1º) um apelo por uma trégua olímpica global durante as Olimpíadas de Inverno de 2026, que começam na próxima sexta-feira (6), em Milão e Cortina d’Ampezzo, na Itália.
Em seu Angelus dominical, pronunciado da janela do Palácio Apostólico, o pontífice disse esperar que aqueles que “ocupam cargos de autoridade saibam realizar gestos concretos de distensão e diálogo”.
“Na próxima sexta-feira, terão início os Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina, seguidos pelos Jogos Paraolímpicos.
Dirijo as minhas felicitações aos organizadores e a todos os atletas. Estes grandes eventos desportivos constituem uma forte mensagem de fraternidade e reavivam a esperança de um mundo em paz”, afirmou o Papa em seu pronunciamento.
“É este também o sentido da trégua olímpica, um costume muito antigo que acompanha o desenrolar dos Jogos”, acrescentou Leão XIV, cujas palavras foram endossadas pelo ministro do Esporte da Itália, Andrea Abodi.
“O governo expressa sua profunda gratidão ao Papa e apoia integralmente o apelo por uma trégua olímpica, para que não seja mera formalidade, mas um pacto de paz que deve ser fundamentado também pela contribuição que o esporte pode oferecer como instrumento de diálogo, encontro e diplomacia. Esperamos que a consciência humana e o respeito pela vida prevaleçam e que as guerras cheguem ao fim”, declarou.
A Assembleia-Geral da ONU aprovou em novembro passado uma resolução apresentada pela Itália em prol de uma trégua durante as Olimpíadas, mantendo uma tradição iniciada em 1990 e que costuma ser ignorada por países envolvidos em conflitos.
Os Jogos Olímpicos de Milão e Cortina d’Ampezzo serão realizados entre 6 e 22 de fevereiro, e os Paralímpicos, entre 6 e 15 de março. (ANSA).