Papa faz apelo por paz e união em missa para 4 mil em Istambul

ISTAMBUL, 29 NOV (ANSA) – Em uma missa para aproximadamente 4 mil fiéis na Volkswagen Arena, em Istambul, na Turquia, o papa Leão XIV condenou neste sábado (29) o uso da religião para justificar conflitos e fez um veemente apelo pela unidade e pela paz.   

“Vivemos em um mundo onde, com demasiada frequência, a religião é usada para justificar guerras e atrocidades”, afirmou o pontífice, citando o versículo bíblico que diz: “Quem não ama não conhece Deus”.   

Em sua homilia, Leão XIV também defendeu o diálogo inter-religioso, principal tema de sua visita à Turquia e ao Líbano, primeira viagem internacional de seu pontificado.   

“Queremos caminhar juntos, valorizando o que nos une, demolindo os muros do preconceito e da desconfiança, favorecendo o conhecimento e a estima recíproca, para dar a todos uma mensagem forte de esperança e um convite para que se tornem operadores da paz”, declarou Robert Prevost.   

Segundo o Papa, existe uma “necessidade de reconciliação e união” não apenas no mundo, mas também “dentro de nós e entre nós”, um aceno aos esforços para reaproximar as diferentes confissões cristãs, como católicos, ortodoxos e protestantes.   

Leão XIV ainda pediu “esforços em prol da união em três níveis: dentro da comunidade, nas relações ecumênicas com os membros de outras denominações cristãs e no encontro com irmãos e irmãs pertencentes a outras religiões”.   

“Cuidar dessas três pontes, fortalecendo-as e ampliando-as de todas as formas possíveis, faz parte da nossa vocação para ser uma cidade construída sobre um monte”, destacou.   

O Papa fica na Turquia até a tarde de domingo (30), quando parte para Beirute, no Líbano. (ANSA).