Papa expressa preocupação com atos de antissemitismo

VATICANO, 7 OUT (ANSA) – O papa Leão XIV disse nesta terça-feira (7) que a existência de atos de antissemitismo é realmente preocupante e reforçou que viajará ao Líbano para lançar “uma nova mensagem de paz” no Oriente Médio.   

Em declaração a repórteres ao deixar a cidade de Castel Gandolfo, nos arredores de Roma, o Pontífice destacou que é preciso “proclamar a paz, o respeito pela dignidade de todas as pessoas”.   

“A existência ? não sei se estão aumentando ? de atos de antissemitismo é realmente preocupante”, afirmou ele.   

Leão XIV acrescentou que sua primeira viagem ao exterior, à Turquia e ao Líbano, terá como objetivo enviar uma mensagem de paz para o Oriente Médio.   

“Vou ao Líbano pela oportunidade de proclamar mais uma vez uma mensagem de paz no Oriente Médio e em um país que tanto sofreu.   

Tentaremos levar essa mensagem de paz e esperança”, disse ele, explicando que, para sua primeira viagem, escolheu a Turquia “pelo 1700º aniversário do Concílio de Niceia”.   

Em relação a isso, lembrou que seu antecessor, o falecido papa Francisco, também quis visitar o Líbano para “abraçar” o país depois de tanto sofrimento, destacando em particular a explosão de Beirute em 2020, que deixou mais de 200 mortos.   

“Este é um momento verdadeiramente importante e uma jornada que o Papa Francisco quis fazer. Para todos os cristãos, é um momento de autêntica unidade na fé, e este momento histórico não deve ser desperdiçado. Não é um momento para olhar para trás, mas para olhar para frente”, concluiu. (ANSA).